quarta-feira, 15 de abril de 2015

Tutorial FamiTracker #1 - Produzindo sons e musicas para jogos


Olá pessoal! Sejam bem vindos a mais um tutorial de quarta-feira. Hoje vamos aprender como desenvolver sons e musicas para jogos ao estilo Chiptune. Antes de começar esse tutorial, eu recomendo que você tenha alguma noção de teoria musical. Mas se não tiver, não tem tanto problema assim.
Nesse tutorial estarei utilizando o programa FamiTracker. Para se ter um tutorial mais breve, vou me limitar a explicar só as funcionalidades básicas do programa. Nos próximos tutoriais, falarei de outras mais avançadas. LET'S ROCK!!!!!!

Vamos entender primeiro alguns conceitos:


Chiptune


Chiptune era a tecnologia usada antigamente para se criar sons para jogos, ou seja,ondas geradas por chips. Jogue algum jogo de Nintendinho e vai saber na prática o que é.

Tipos de ondas


Quadrada



É onda muito usada para gerar melodias, mas também é usada para se fazer bases

Triângulo


Onda usada para gerar sons muito parecidos com o de Baixo Elétrico, mais usada para bases

Noise



A tradução de Noise é ruido, essa onda se bem configurada, gera batidas e ritmos

Começando pra valer!

Primeiramente baixe o FamiTracker. O FamiTracker é um programa que simula ondas Chiptune, e é muito popular entre os desenvolvedores independentes. Ao terminar de baixar, abra-o:
 Essa é a interface principal do programa. No começo é um pouco difícil de entender, mas aqui tentarei simplificar tudo. Vejam uma telinha preta na superior direita, é aqui que vamos adicionar alguns instrumentos
Na interface preta na parte de baixo, que contém uma tarja azul , é o nosso editor de notas. Diferente de outros programas, FamiTracker trabalha com as notas de cima para baixio
 O lugar destacado em vermelho na imagem abaixo, são os tipos de ondas que falei no início. Pulse representa a onda Quadrada, que realiza as melodias e algumas vezes a base. Triangle , é a onda das bases, e Noise é a onda das batidas e ritmos. DCM não será usado nesse tutorial
 Vamos começar então! Crie um novo instrumento no icone de pagina em branco, no canto inferior esquerdo da nossa janela de instrumentos.
 Crie três instrumentos e dê o nome que quiser para eles, sendo que um vai ser a melodia, outro a base e outro a batida da musica. Recomendo colocar os nomes da imagem abaixo:
 Agora vamos configurar apenas um instrumento. Isso porque , o programa já possui um padrão para os instrumentos, então não vamos modifica nem a base, nem a melodia. Então... Clique no local da imagem a baixo. Fazendo isso , nós estamos selecionando a Aba do Noise, que vai ser a batida.
É importante você escolher a aba , antes de editar o instrumento. Como selecionamos a aba Noise o programa reconhece que queremos gerar esse tipo de onda. Clique duas vezes no instrumento da batida, no meu caso é Batida. Uma janela vai se abrir, nela nós vamos editar o instrumento:
Tente clicar no Teclado da parte inferior da janela. Percebe-se que está gerando a onda Noise(ruido). Um som particularmente muito feioPara gerar batidas , precisamos modificar o tempo de Sustain( Sustentação do som ) desse ruído. Para isso, marque a opção volume. A tela preta ao lado é usada para editar a duração do som ( Sustain ), então o que queremos é algo muito rápido, um som que aparece e desaparece muito rápido. Na opção "Size" clique em "+" duas vezes, isso vai adicionar duas listra brancas bem pequenas no editor. Alongue a primeira listra branca do 00 até o 15, e a segunda deixem em 00 assim:
Agora se você tentar tocar as notas, vai perceber que o som some muito rápido. Então concluimos a nossa batida, fora que os outros dois instrumentos já estão padronizados, vamos começar a criar nossa primeira Música. Feche o editor de instrumento, selecione o instrumento Melodia e clique no local da imagem:
O que fizemos aqui, foi indicar ao programa que estamos usando o instrumento Melodia e que queremos que ele gere ondas na aba Pulse. Perceba que uma tarja azul está selecionando a linha 00. A tarja azul significa que estamos em modo de teste. O modo de teste nos deixa testar as notas antes de coloca-las. Então ,teste agora mesmo as notas no teclado e dê uma praticada. Aqui vai uma lista das teclas do seu teclado com suas respectivas notas:

Z = Dó    
S= Dó#    
X= Ré      
D= Ré#
C= E
V= Fá
G= Fá#
B= Sol
H= Sol#
N= Lá
J= Lá#
M= Si

Seguindo o mesmo padrão a partir da tecla Q, temos as mesmas notas só que uma oitava acima. Se você apertar a barra de espaço, a tarja vai passar a ser vermelha indicando que estamos no modo de inserção. Agora que você já sabe as notas pode inseri-las
Agora selecione o instrumento Base , clique na linha 00 da aba Triangle, e insira as notas para a base
Selecione o instrumento Batida, selecione a linha 00 na aba Noise e crie a batida.
Dica: Use a tecla "Q" para simular um bumbo, e a tecla "T" para simular uma caixa de bateria. Outra coisa importante é que a batida precisa seguir um ritmo, como na imagem abaixo:
Agora clique no botão play na parte superior do programa , e escute o que você compôs. Nossa primeira musica no FamiTracker está completa!
 O próximo tutorial será um pouco mais avançado, explicando outras funcionalidades do programa que também são muito importantes.

Caso tenha alguma dúvida , deixe elas no comentários, terei o prazer de ajudar!
Espero que tenham gostado! Para mais tutoriais sigam nas redes sociais:


Facebook

Twitter




Até a próxima Galera! ;D






2 comentários:

  1. Valew msm cara instalei o programa ontem n sabia nd de nd lah man vlw msm

    ResponderExcluir
  2. Valeu cara, queria muito aprender a compor musicas Chiptune!!

    ResponderExcluir